top of page

O programa

VITOR ABOU: Galerinha do amor, como vão vocês? Tudo na paz do Senhor? Ih, rimou. (risos) Como você está, Helô?

HELOÍSA AMBRÓSIO: Estou ótima, Vitor. Depois de 15 dias de trabalho duro, estamos de volta.

VITOR: Sim, e com várias novidades. Para começar, vamos falar de notícias?!

HELOÍSA: Claro, mas a primeira notícia é o novo formato das nossas news. João Carvalho, nosso querido presidente, traz pra gente as notícias do mundo virtual em um divertido vídeo.

VITOR: Exato, Heloísa. É a hora das NEWS DO MV!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HELOÍSA: Adorei, João. Você tem muita desenvoltura em vídeo. Deveria ser Youtuber. (risos)

VITOR: Também amei. Concordo.

HELOÍSA: Ah, e não posso deixar de elogiar o João pela lindíssima edição.

VITOR: Gostei também. João mandou muito bem.

HELOÍSA: E agora, Vitor, é a hora de quê?

VITOR: É a hora de um quadro novo.

HELOÍSA: Sim, Abou. No novo quadro, autor e leitores de uma trama do nosso mundo virtual debatem sobre ela.

VITOR: O nome do quadro é ''Soltando o Verbo'', uma homenagem ao programa que eu apresentei em 2014 aqui no TVN, no qual eu entrevistava leitores.

HELOÍSA: Maravilha! Para começar, Rafael Oliveira, autor da séries SEAS, da UP, trouxe alguns leitores de sua trama, Jota Pê, Cristina Ravela e Flávio Augusto, para esse papo.

VITOR: E eu me reuni com eles para esse momento.

HELOÍSA: Vamos conferir! Solta o VT, direção.

 

 

 

VITOR ABOU: Bem vindos ao novo quadro do TVNews, o ''Soltando o Verbo''. É um prazer conversar com vocês sobre SEAS, trama do Rafael Oliveira, exibida na UP. Para começar, queria saber de vocês, leitores, por que se interessaram pela trama?

CRISTINA: Primeiro, porque eu já conhecia o trabalho do Rafael, em Dead Land; Segundo, pelo longa A Visitante – é pelas suas obras que se reconhece o próximo lacre kkkkkkkkk. E, em terceiro, porque curto um drama, uma história mais densa, repleta de vilões sádicos. Prostituição em alto-mar me pareceu uma ideia criativa em meio a tantos clichês.

JOTA PÊ: Olá. Bom, vamos lá. Primeiro, pelo roteiro do Rafael, que é bem escrito e por si só, já nos faz querer ler a história. Segundo, pelo mistério da trama, seus personagens bem definidos e os temas sociais abordados. Ressalto também o fato da trama se passar num navio, o que é bem difícil pro autor, mas interessante pro leitor. É um ambiente totalmente claustrofóbico, combina com a aura da história.

FLÁVIO: Pela abordagem de um clichê, de forma inovadora. Eu gosto de clichê, mas Seas, fez totalmente diferente e trouxe uma história inovadora e surpreendente.

 

VITOR ABOU: Para vocês, qual o diferencial da trama?

RAFAEL: SEAS existe dentro de um navio. Durante os cinco primeiros episódios da trama, tudo acontece ali dentro. A partir desse episódio, algumas histórias externas surgem. Esse fato é fundamental para enlaçar todo o conteúdo da trama, pois o navio é um personagem; ele estará para sempre na série, mas ele só existe por uma história muito maior, que está por trás dele e é desenvolvida aos poucos. Enfim, não é uma simples história de prostituição em alto mar.

CRISTINA: Não considero clichê. Posso estar enganada, mas nunca vi uma trama semelhante, além de bem estruturada.

JOTA PÊ: Como já disse ali em cima, a ambientação. Ninguém nunca parou pra pensar como fazer parte de um cruzeiro é extremamente perturbador? Estamos no meio do mar, rodeados de pessoas cujas histórias desconhecemos, tudo pode acontecer! Rafael conseguiu passar esse clima na história e pra mim é o diferencial, sem dúvidas.

FLÁVIO: Os rumos! É impressionante como a trama não é previsível. A todo episódio temos uma nova reviravolta, novos rumos, o que não nos faz ter ideia do desfecho. Isso é bom, ficamos mais ansioso e criamos teorias.

 

VITOR ABOU: A trama trata, dentre outros assuntos, o esquema de prostituição comandado por Orlando. A prostituição, no geral, tem sido um tema bastante abordado no mundo virtual. Como vocês enxergam essa abordagem na trama? Ela se assemelha das tradicionais?

RAFAEL: Procuro abordar o tema de forma bastante realista, embora essa não seja uma realidade pessoal. Inspirando-me em histórias reais, procuro desenvolver aquilo que sei que existe e aquilo que a ficção exige. Eu fui tripulante por seis meses e sei que a vida a bordo é complexa o suficiente para competir com situações tão tensas quanto as humilhações da prostituição.

CRISTINA: Acredito que sim. Talvez, até pior. Acho importante abordar temas atuais, atrelados à ficção. Enriquece a trama, principalmente com um enredo desse, que visa mostrar uma realidade. Dependendo da trama, voar demais pode desestimular o leitor a acompanhar uma próxima obra de semelhante gênero.

JOTA PÊ: Pra mim, a abordagem está sendo feita de forma correta! Acredito que o Rafael deva ter feito uma boa pesquisa sobre o assunto. Está bem realista e chocante. Me coloco no lugar das vítimas, deve ser uma sensação horrível.

FLÁVIO: Como eu disse antes, tinha tudo pra ser um clichê, mas de fato não é. Abordar a prostituição dentro de um navio de luxo, é uma abordagem (que eu não tinha conhecimento que existia) e que também nunca li no Mundo Virtual alguma obra que abordasse a mesma. Fugindo totalmente do tradicional.

 

VITOR ABOU: Leitores, o que mais surpreendeu vocês até agora na trama?

CRISTINA: Lívia, Kênia e Lianna terem saído da merda, literalmente. Sério, gente, o que foi aquilo? A trama ganhou uma agilidade a partir do episódio 3 que vocês não estão entendendo kkkkkkkk. É um tiro atrás do outro, não dá pra confiar em ninguém. Quase tive um troço alí achando que o Búlgaro pegaria as meninas na merda.

JOTA PÊ: A série é muito bem construída. Nada ali acontece por acaso e, como efeito borboleta, pode acabar tendo consequências graves no futuro. Rafael sabe conduzir os plots e os dramas dos personagens de forma ímpar.

FLÁVIO: As surpresas (leia-se rumos e reviravoltas)!.

 

VITOR ABOU: E o que vocês esperam para os próximos episódios?

CRISTINA: O maior navio do mundo ser afundado só com o Búlgaro e seus capangas, já que poderia haver uma fuga em massa. Se Caio, realmente, tá do lado da força do bem, ele seria a isca para derrubar o navio, já que a vida dele...Bem, muito spoiler, né nom?

JOTA PÊ: Que o Orlando morra! Por favor, Rafael! Sujeito asqueroso. Nunca odiei tanto um personagem, quanto odeio ele.

FLÁVIO: Que seja magnífico como todos que tivermos até aqui, e que continue me surpreendendo. E claro, que mostre quem sequestrou Lívia e Kênia.

 

VITOR ABOU: Rafael, o que você pode nos adiantar sobre o que vem por aí na trama?

RAFAEL: A trama, a partir de agora, começará a ter um ar mais misterioso. Lívia, Kênia e Lianna, enfim, terão um descanso da vida de prostituição, mas terão que lutar contra forças maiores que elas. Muito maiores.

 

VITOR ABOU: No final do episódio 5, Lívia e Kênia estão sentadas em um lugar escuro, encapuzadas, até que chega um homem e o episódio termina com elas assustadas ao verem o homem. Quem vocês acham que é o homem?

CRISTINA: Orlando tinha uma missão, né? Mas sendo ele, como sabia que elas estariam alí? Caio é realmente do bem, mesmo tendo ajudado Regina e Mauro a fugirem? Ou seria o Flávio? De qualquer maneira, aposto no Orlando.

JOTA PÊ: Imagina o plot twist que seria se fosse não um homem, mas Regina, e que ela esteve as enganando esse tempo todo e também faz parte da organização? Ou até mesmo uma das próprias meninas. Mas no fim, acredito que será Orlando ou Luciano.

FLÁVIO: Pode parecer provável, mas eu acredito que seja Orlando ou Luciano. Ou em outra hipótese, seja os capangas de Búlgaro.

 

VITOR ABOU: E para terminar: se vocês tivessem que fazer uma propaganda da trama usando uma frase de até 10 palavras, o que vocês falariam?

RAFAEL: Suspense e reviravoltas: SEAS vai muito além dos mares!

CRISTINA: Você já fez a melhor viagem da sua vida hoje?

JOTA PÊ: Uma história repleta de mistérios e de tirar o fôlego!

FLÁVIO: Embarque no Seas, abordo ninguém escuta seu grito de socorro!

 

VITOR ABOU: Obrigado pela participação de vocês. Muito sucesso a você, Rafael e à trama. Abraços!

RAFAEL: Muito obrigado, Vitor, Cristina, Jota Pê, Flávio e todos os que acompanham SEAS pela UP. Até logo.

CRISTINA: Servir bem, para servir sempre!

JOTA PÊ: Eu que agradeço! Que venha mais SEAS por aí.

FLÁVIO: Eu que agradeço, de poder comentar Seas, que é uma trama maravilhosa.

***

 

HELOÍSA: Vitor, que entrevista deliciosa. Parabéns.

VITOR: Obrigado, Helô. Só uma observação: na entrevista, comentamos sobre o episódio 5, pois a gravação da entrevista foi feita durante essa semana, porém ontem disponibilizaram o episódio 6, que, certamente, também está imperdível.

 

HELOÍSA: E agora é a hora do quadro ''Top 3''. Como ele funciona, Vitor?

VITOR: Então, o quadro ''Top 3'' apura as 3 tramas mais comentadas nos grupos do Facebook e do WhatsApp nos últimos dias, e aqui montaremos o nosso ''pódio''.

HELOÍSA: Sim, lembrando a todos que isso não é uma competição, logo não fiquem tristes nem briguem entre si. (risos)

VITOR: Exatamente, é só uma brincadeira com as tramas mais comentadas.

HELOÍSA: Sim, logo, não medimos a audiência.

VITOR: Então, vamos lá! A terceira trama mais comentada é...

 

Medeia, de Everton Brito, exibida na Rede Purple. A trama teve repercussão pela sua estreia, pela sua abertura em ''5D'' (5 palavras com D) e pela crítica que recebeu do Batman, do BDZ. A história foi elogiada, porém os erros de português foram bastante destacados pela crítica. Leia o que Batman achou: http://blogdazih.blogspot.com.br/2016/11/review-de-medeia-historia-salva-mas.html

 

HELOÍSA: A segunda trama mais comentada é...

 

Trama nova da WebTV, ''Escolhas da Vida'', estreou no final de novembro movimentando os grupos, como o grupo do WhatsApp. Os autores desejaram também sorte a Édy Dutra e Diogo de Castro, seu colaborador. Nos outros grupos, Tena Andrade, por exemplo, comentou que amou a estreia. Se quiser saber da trama, é só conferir: http://webtvnovelas2.webs.com/escolhasdavida/index.html

 

VITOR: E a trama que teve uma grande repercussão e divulgação nos últimos dias foi...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No grupo Blog da Zih, Paulo Marchiori disse que achou o capítulo muito bom e que ''ele foi muito ágil e isso atrapalhou um pouquinho, mas espero ser surpreendido no próximo capítulo''. Já Tena, novamente, disse que amou o capítulo. Para conhecer mais sobre a trama, entre no site http://megapro.com.br/producoes/D/destinofatal/destinofatal.html

 

HELOÍSA: No próximo bloco, continuaremos falando sobre ''Destino Fatal''. Agora vamos para um descanso rapidinho, não é mesmo, Vitor?

VITOR: Sim, Helô. E voltamos já já.

bottom of page