top of page

Programa  12 - Bloco 1

JUJU MEDEIROS: Olá, gatinhos e gatinhas. Como estão? Estou triste. Hoje é o último programa dessa primeira temporada do PROGRAMA MULHER GATO. :( Hoje, na nossa despedida (por um período), teremos Gabo falando sobre WebTV, vontade de voltar à escrita, carreira, etc. No segundo bloco, Unhadas e Arranhões sobre Filhos da Bahia, e também as curiosidades sobre a moda inglesa masculina. Vamos lá?!

JUJU MEDEIROS: Gabo, seja muito bem-vindo a esse humilde estúdio do meu programa. Se eu tivesse verba nessa emissora, até te oferecia um cafezinho, mas vou ficar devendo. Como está? Tudo na paz?

GABO: Comigo tá tudo tranquilo, mas perae, tá sem café? Vou pedir pra Ritinha trazer o kit balada da WebTV. Tem vodka, whisky e petisco. Kkkk

 

JUJU: Antes de qualquer coisa, quero saber por que você é chamado de Gabo, enquanto seu nome verdadeiro é Bruno. Não entendi isso até hoje. (Risos)

GABO: Gabo vem do meu nome composto,Bruno Gabriel. Meu pai só me chama de Gabriel; já minha mãe me chama assim quando está brava comigo por eu ter aprontado algo kkkk. Em 2006, o SBT exibia a novela Cristal. Lá havia um personagem chamado Gabo. Quando eu descobri que Gabo vinha de Gabriel eu achei legal e adotei o apelido. Nos fóruns televisivos Natelinha e Tv Aqui, entre 2006 e 2008, a galera me conhecia pelo apelido, já aqui no mundo virtual, sou conhecido tanto por Gabo quanto por Bruno.

 

JUJU: Você já está aqui no mundo virtual há muito tempo. Como foi seu início? Quais eram as principais semelhanças e diferenças entre o mundo virtual daquela época e o de hoje?

GABO: Eu lancei a Rede Informação em 2004, após o encerramento das emissoras que estavam no ar. Eu conheci a Marcela que me ajudou no início e o Leony que lançou a Rede Sol, na mesma época da Rede Informação.

As semelhanças entre o antigo e atual mundo virtual estão nos produtos apresentados. Investimentos em novelas, séries, minisséries, programas e jornalismo. A identidade é mantida. Os avanços e novidades das mídias sociais ajudam o mundo virtual nos meios de divulgações. Essa renovação é interessante. Antigamente os fóruns e blogs eram as fontes de divulgações. Depois veio o orkut e hoje o facebook, além do tradicional blog seguir atuante.

As diferenças estão nas obras onde atualmente as novelas e séries possuem uma formatação diferenciada. Capítulos mais extensos e o uso do formato roteiro.

 

JUJU: Conte para a gente um pouco da história da WebTV. Como foi o crescimento da emissora? A partir de quando ela se fortaleceu no mundo virtual?

GABO: A Rede Informação começou através de um blog, as aberturas eram feitas em gifs. Aos poucos a emissora foi evoluindo. Veio o primeiro site, aberturas em vídeo, a chegada do vice-presidente. Em 2006 o mundo virtual estava no auge, emissoras fortes, várias opções para os leitores. No ano seguinte, as emissoras acabaram e a Rede Info seguiu no ar. Era um deserto. Foi uma experiência que espero não passar novamente. Sendo a única rede no ar, o canal realizou parceria com emissoras dos fóruns televisivos e programas foram importados. Em 2008, a Rede Info, tornou-se WebTV, conseguindo criar uma identidade no jornalismo, entretenimento e dramaturgia.

 

JUJU: Gabo, você já apresentou diversos programas e eventos na WebTV, como Misturama e Boletim Virtual, grandes sucessos. Você tem um preferido? Como é essa experiência de apresentar?

GABO: O Boletim Virtual marcou o meu retorno no jornalismo e nessa experiência descobri uma paixão: as entrevistas. Eu cai de paraquedas no quadrokkkk, o entrevistador contratado precisou deixar o cargo antes mesmo da estreia. Os outros pilotos do Boletim Virtual estavam gravados e aprovados, faltando somente a entrevista. Certo dia encontrei um veterano do mundo virtual online no messenger e arrisquei gravar a entrevista. O piloto foi aprovado indo ao ar na sequência.

Já no Misturama, além das entrevistas, apresento outros quadros, podendo interagir com a galera do mundo virtual, é um desafio, o programa fica no ar durante um longo período e possui diversos quadros, tornando-se o meu programa preferido.

 

JUJU: Você já escreveu algumas obras aqui no mundo virtual. O que elas têm de diferente entre si? Você pretende voltar à escrita?

GABO: As diferenças estão nos formatos. Antes de conhecer as emissoras virtuais, eu fiz um rascunho sobre uma história. Logo depois eu perdi esse texto. Em fevereiro de 2004, comecei escrever “Maria Cristina”, novela que foi ao ar na Rede Informação. Um ponto interessante foi minha mãe que me auxiliou na escrita, criando plots para a história, mas devido a atenção que a emissora necessitava a obra não foi concluída, quem sabe um dia não retorno com o projeto?

Paralelo a essahistória eu escrevi um especial de fim de ano chamado “Natal sem fome”, com o elenco da emissora na época. Em 2006 foi a vez do especial para o programa “Verdades e Mentiras”. No ano seguinte com incentivo de Renata Lopes eu iniciei os trabalhos da novela “A Impostora”, na qual eu aprendi sobre os termos de roteiro, foi uma oportunidade que procurei melhorar cada vez mais. Em 2009, ao lado de Zih, escrevemos a primeira temporada do sitcom Família Virtual.

Após ficar um tempo afastado para cuidar da administração da WebTV, estou preparando o meu retorno na dramaturgia para o próximo ano.

 

JUJU: Você tem algum sonho dentro do mundo virtual ainda não realizado? Qual?

GABO: Sim. O meu sonho é que o mundo virtual seja reconhecido, aumentando a quantidade de participantes, assim como acontece com as fanfics, possibilitando uma interação maior entre autores e leitores.

 

JUJU: Atualmente, para você, qual o principal diferencial da WebTV em relação às demais emissoras?

GABO: O diferencial está no jornalismo e o entretenimento, mas estamos percebendo que as concorrentes também estão valorizando esse segmento. Estou achando ótimo, afinal esses formatos geram novidades, aumentando o ciclo de vida dos formatos e o leitor é beneficiado com diversas opções de leitura.

 

JUJU: Das redes atuais, as mais antigas são a WebTV e essa humilde aqui, o TVN. Várias emissoras estão surgindo, como a Rede Purple e a MegaPro. Como você avalia essas novas emissoras e o conteúdo apresentado por elas?
GABO: Cada emissora tem se esforçado para levar ao público novidades. Todas as emissoras estão dando oportunidades aos autores e apresentadores. Os produtos precisam ter qualidade e fazer com que o público se identifique, possibilitando a repercussão positiva e fidelizando leitores.

JUJU: Há uns meses, a WebTV vem perdendo alguns de seus autores, como Ramon Fernandes, que saiu da emissora após Berço de Lobos, Rynaldo Nascimento e outros. O que aconteceu para motivar a saída desses autores?

GABO: No atual cenário da WebTV não há contrato fixo com o autor, sendo assim, após a conclusão de um trabalho ele pode optar por seguir na emissora ou negociar com outras redes. Na Rede Informação a metodologia de contratos fixos já foi utilizada.

 

JUJU: Desses meses para cá, a WebTV anda bem quietinha. Poucas tramas sendo exibidas, sendo algumas reprises. O que ocorreu com a WebTV nesse período?

GABO: A emissora trabalha internamente o lançamento de novos produtos, entre novelas, séries, programas e reality show. A exibição da novela Laços de Amizade, por exemplo, marca o retorno das novelas tens, tendo em vista que a substituta será uma novela teen inédita.

 

JUJU: Atualmente, está sendo anunciada uma obra do Édy Dutra, Escolhas da Vida. A trama é a aposta para a emissora levantar da sua atual situação de queda? O que mais vem por aí?

GABO: Escolhas da Vida está sendo escrita por Édy Dutra com a colaboração de Diogo de Castro. Além desta produção, a emissora lançará outros produtos, além de seguir investindo no jornalismo e entretenimento, por enquanto só estou autorizado a dizer isso kkkkk.

 

JUJU: Chegou sua vez de escolher uma música com a qual se identifica para tocar no final desse bloco.

GABO: Em 2008, quando lancei a WebTV, eu estava conversando com a Lorena Santos e o Ramon Fernandes no saudoso MSN. A Lorena me enviou a música “O Portão – Titãs”. Eu me identifiquei com a música, pois eu havia ficado alguns meses afastado planejando o lançamento da emissora.

 

JUJU: E agora vamos para ‘‘O jogo virou’’. É a sua vez de fazer uma pergunta pra mim. Olha bem o que você vai perguntar, hein?! (Risos)

GABO: Vamos lá kkk. Você ficou conhecida no mundo virtual após realizar resenhas críticas. Mulher Gato, você já pensou em inverter o papel e publicar uma obra escrita por você no formato roteiro ou literário?

JUJU: Sim. Já escrevi fanfics no formato roteiro e no formato literário também, e pretendo lançar algo em breve, só não sei quando.

 

JUJU: Muito obrigada por ter aceitado o convite, Gabo. Foi um prazer entrevistá-lo. Beijos no coração.

GABO: Eu que agradeço o convite. Boa sorte na nova temporada e parabéns pelo programa. Até mais.

 

JUJU: Meus amados, voltamos no próximo bloco. Fiquem escutando ‘‘O portão’’, dos Titãs.

bottom of page