top of page

Programa  4 - Bloco 1

Episódio 04 – Esquadrão Suicida

 

Informações do Filme:

Data de lançamento: 4 de agosto de 2016.

Duração: 2h 03min.

Direção: David Ayer.

Elenco: Margot RobbieWill SmithJared Leto, mais.

Gêneros: Ação, Fantasia.

Classificação: 12 Anos.

Nacionalidade: Eua.

 

Sinopse do Filme:

Após a aparição do Superman, a agente Amanda Waller (Viola Davis) está convencida que o governo americano precisa ter sua própria equipe de metahumanos, para combater possíveis ameaças. Para tanto ela cria o projeto do Esquadrão Suicida, onde perigosos vilões encarcerados são obrigados a executar missões a mando do governo. Caso sejam bem-sucedidos, eles têm suas penas abreviadas em 10 anos. Caso contrário, simplesmente morrem. O grupo é autorizado pelo governo após o súbito ataque de Magia (Cara Delevingne), uma das "convocadas" por Amanda, que se volta contra ela. Desta forma, Pistoleiro (Will Smith), Arlequina (Margot Robbie), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), El Diablo (Jay Hernandez) e Amarra (Adam Beach) são convocados para a missão. Paralelamente, o Coringa (Jared Leto) aproveita a oportunidade para tentar resgatar o amor de sua vida: Arlequina.

 

Trailer do Filme:

 

 

Brandão: E aí, começa mais um Cinemáticos, com um novo filme, novas críticas e muito mais para vocês.

Eu sou Everton Brandão e comando esse programa que traz o melhor do cinema para vocês. Apresentamos novidades nesse programa, temos gente nova na equipe, recebam com muito carinho a nova comentarista fixa do programa, ninguém menos que “Raquel Eloi”. Seja bem-vinda, Raquel, é um prazer ter você aqui.

Raquel: Ai gente… Cheguei chegandooooo! Purpurina para todos vocês pequenos serumaninhos! Vou logo avisando que quando o assunto é filme eu falo pelos cotovelos. Falando nisso, eu queria mandar um beijo pro meu marido, pra minha mãe (Mãeee tô na tv!), pro meu pai, pro meu amigo Lipe, pra tia da cantina… Pra minha cachorrinha manchinha que balança o rabinho tão lindamente...

 

Brandão: Produção alguém, por favor, corta o microfone dessa criatura? Se não der certo pode ser a língua também, funciona do mesmo jeito...

 

Raquel: Liberdade de expressão, MONA MU!

 

Brandão: E o nosso convidado especial da edição de hoje é um dos mais famosos autores do MV, já esteve no TVN e hoje retorna, ele mesmo, Wesley Alcântara. Seja bem-vindo.

 

Wesley: Boa noite, sou Wesley Alcântara, badalado e conhecido nesse meio virtual. Agradeço o convite para participar do CINEMÁTICOS, um programa com uma proposta bem diferente. Já acho válido pela ousadia.

Bom, me convidaram para fazer a crítica do filme “Esquadrão Suicida”. Levo essa crítica como espectador, afinal, não sou um Batman (leia-se “FODÃO SUPREMO”), que mata a cobra, mas não mostra a cara, digo, o pau.

 

Raquel:

Piadinhas para descontrair:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brandão: Para começar esse programa todo especial, vamos abrir com o quadro “Na Minha Opinião”.

O filme de hoje é o sucesso “Esquadrão Suicida”, um filme que repercutiu bastante nas redes sociais, mas nas críticas especializadas, não foi tão bem assim. Vamos começar com o nosso convidado de hoje, Wesley, sua crítica.

 

Wesley: Com uma pomposa divulgação e cheia de expectativas, o filme fez feio e frustrou muito. Com a premissa de “Executar missões do Governo americano e caso consigam, tem a pena abreviada, mas se falharem, morrem (Daí o título)”, o filme tem uma proposta bem interessante, que aguça a curiosidade das pessoas. E inegavelmente, ver vilões fazendo a tarefa dos mocinhos é um tanto, digamos, exótico, mas não é novo. Sentei-me com a pipoca e o mate em mãos e fui assistir ao filme. Decepção me define, as cenas com cortes abruptos e por vezes me pareceu uma remontagem do filme, como uma colcha de retalhos. Podou bastante dos personagens que tiveram que se virar nas cenas-relâmpago.

 

Brandão: Vamos seguir em frente; Novas críticas são muito bem recebidas, por isso, a nova integrante do Cinemáticos vai falar sua crítica, Raquel, por favor.

 

Raquel: Gente quando foi anunciado Esquadrão Suicida, minha nerd interior só faltou voar de tanta empolgação. E quando lançaram “Os” Trailer? Eu digo “Os” porque se junta-se todos já ia dar o filme inteiro né? E a música? Trilha sonora de primeira, deu até vontade de atravessar a tela, descolar uma arma e matar geral! Acho que os “Trailers” prometem algo que não cumprem, sem falar na propaganda enganosa, há cenas que não aparecem no filme. Mas enfim… Eu tinha grandes expectativas para esse filme e adivinha?! Me decepcionei…

Eu como amante das HQs, fiquei decepcionadíssima com a romantização do relacionamento abusivo da Arlequina e do Coringa! Gente Harley Quinn não namora o Joker! Ela é vitima de um relacionamento abusivo. Sem falar das cenas soltas. O filme não se destaca no quesito humor e muito menos em contar algo sério. E o vilão minha gente? Não achei desenvolvimento nenhum, apesar de gostar da forma que a June Moone se transforma na diva macumbeira, isso gostei! A cara delevingne como emo gótica das trevas. Um dos piores filmes da Dc, o filme não me prendeu do começo ao fim.

 

Brandão: Após as críticas dos nossos convidados, vamos a minha.

Logo se vê que nas introduções o filme já começa a cair no gosto, no conceito, com introduções apressadas demais, ficamos meio confuso em relação à produção. Outro grande problema que aparece no filme é a sua edição, cortes meio sem sentido, péssimas edições, em outros momentos os cortes eram necessários. Não precisa nem assistir o filme completo para saber quem é o grande destaque do filme, Margot Robbie, ela mesma, sua personagem com características chamativas ganhou a atenção do público, junto com seu look maravilhoso. Um grande erro nesse filme é o Jared Leto, ele como coringa? Péssimo! Parece uma versão menos gostosa dos antigos. A Warner errou em querer que “Esquadrão Suicida” acontecesse, não foi dessa vez.

Dando continuidade a essa edição do “Cinemáticos”, vamos ao próximo quadro da noite. Que é o Give My Money.

 

 

Brandão: Apesar de todas as críticas negativas em cima desse filme péssimo, até que faturou bem. Esquadrão Suicida ultrapassou a marca dos 500 milhões de dólares, é muito dinheiro gente. E aí gente, o que acham dos lucros do filme?

 

Raquel: Na minha humilde opinião, esse valor se deve ao fato da propaganda bem feita. O Pedro podia fazer propaganda de Cinemáticos com esses cara né Brandão? Assim aumenta meu salário... Tô precisando ganhar uns Kider ovo aqui minha gente!

Wesley: Sem comentário. (Risos)

Brandão: A Raquel é nova aqui, que lembra recente, que lembra início, quem lembra primeiro, sabe o que é isso? Sim, é um link para o próximo quadro, é ele o “Primeiro Detalhe”.

 

 

 

 

Brandão: Apesar da boa atuação da Margot Robbie, em algum momento do filme ela é a mesma coisa, piadas da mesma coisa contada de maneiras diferentes. A atuação como Coringa do Jared foi péssima, horrível. E os efeitos? Não deu para levar em consideração. Se pensar que o roteiro e a direção ajudou? Nada! Estamos enganados, pouco ajudou. Conclusão final, o filme é uma tremenda bagunça.

Vamos aos primeiros detalhes da Raquel?

 

Raquel: Não gostei da edição do John Gilroy, cortes muitos súbitos. A direção e o roteiro de David Ayer bem porcas… Meu rapaz era pra você fazer um filme sobre um time e não apenas sobre o Pistoleiro e a Arlequina! Os outros personagens passaram como figurantes, coitadinhos. A atuação de Will Smith e Margot Robbie na minha opinião salvaram o filme! (Não é por menos, já que eram praticamente protagonistas da jossa toda) Dou destaque á Margot Robbie que roubou o filme, porque ela divou no papel da Arlequina, amei a atuação e como ela entrou na história da personagem (Queria fazer cosplay de Arlequina mas lembrei que além de pobre, sou preta)
Agora falemos do Mc Guime… Não pera, eu quis dizer do Coringa. Teve gente falando que Jared Leto superaria Heath Ledger o que na minha opinião foi um esculacho ao Heath Ledger, que foi o melhor coringa. Jared Leto foi mais coringa fora das telas do que dentro delas. O que não sei dizer se foi culpa do ator, de quem lhe fez cosplay do Mc Guime ou do pouco tempo que o ator teve, com a maioria de suas cenas cortadas.

 

Brandão: Agora, os do Wesley?

 

Wesley: Eu diria que o filme poderia ter o nome de Dupla Suicida, já que, apesar de contar com um time de vilões, o roteiro deu abrangência apenas a dois personagens (Pistoleiro e Arlequina).

            Arlequina, aliás, que deu a atriz uma ótima personagem, pena que num filme frustrante. Cheia de nuances, com drama e acidez na medida. Diria até que Arlequina e Coringa mereciam um filme só deles, sobre a relação conturbada e exploradora quem juntos têm.

            Amanda também foi uma boa personagem, mas ainda a achei engessada. A direção poderia ter dado mais dinamismo a ela, que por vezes, me pareceu contida.

            As melhores cenas do filme foram as que eu já havia visto no trailer. Ou seja, não teve surpresa e nem vontade de ver uma possível continuação. Uma pena que uma proposta interessante e uma divulgação forte, tenham se resumido num filme mixo, aos meus olhos como espectador comum.

 

Brandão: Vamos dar uma paradinha, mas estamos de volta para o segundo bloco.

Na minha opinião!

Give my money!

Primeiro Detalhe

bottom of page