top of page

Programa  12 - Bloco 2

JUJU MEDEIROS: Voltei! Vamos agora para o Unhadas e Arranhões, no qual vou comentar sobre Filhos da Bahia, e depois tem A moda pelo mundo.

Filhos da Bahia, ou seria, Filhos do Close?

 

Amadinhos e amadinhos, estavam com saudades das minhas unhadas, não é? Falaram dos meus quadros de moda e pediram o retorno das críticas, mas saibam que Filhos da Bahia já seria criticada no último programa. #TenhoPlanejamento Enfim, antes de começar a falar dessa trama de Rynaldo Nascimento e Ramon Fernandes, que tal uma música para mexer o esqueleto?!

‘‘Quem é, que quando passa já te deixa tonto?
Quem é, que te provoca, te deixa no ponto?
Quem é, que só de rebolar te enlouqueceu?
Quem é?
Quem é?
Quem é?

A danada sou eu
A danada sou eu’’

 

Queridos, a danada sou eu. Lacro, deixo tonto, deixo no ponto,... Adoro essa música da Lud. Vamos falar logo de Filhos da Bahia antes que eu seja demitida. Então, nesse sábado estreou essa novela de Ryna e Ramon. Antes mesmo da estreia, os dois já tinham falado em entrevista para mim alguns detalhes da obra e pudemos conferir outros na estreia.

Como de costume, fui ao site do TVN e eis que vejo que a ideia de capítulos em PDF realmente vingou, assim como um site específico da trama. Quanto ao site da web, achei ótimo. O site nos oferece a lista de personagens e atores, trilha sonora (por sinal, ótima, misturando músicas atuais, como da Rihanna, e várias das antigas), sinopse (no site do TVN), curiosidades sobre Ryna, etc. Gente, estou chocada. Que logo é esse?! Amei! Assisti à abertura, gostei das imagens e efeitos, mas o som não tava muito legal não.

Vamos parar de conversa fiada e falar diretamente do capítulo 1. Já posso dizer que esse esquema de PDF ficou ótimo. No blog, a leitura ficava embolada, tudo junto. Agora sim temos um modelo digno. Comecei a leitura e de cara fiquei satisfeita com as descrições, que são bastante esquecidas por autores do TVN e do MV, no geral. Você pode estar se perguntando: ‘‘que descrições, Juju?’’. E eu respondo: ‘‘descrições físicas dos personagens, como cor da pele, do cabelo, idade).’’ A segunda cena, dos meninos na rua, e as cenas seguintes envolvendo eles me lembraram do clássico ‘‘Capitães da areia’’, de Jorge Amado. Gostei bastante. Com toda a descrição, me senti como se estivesse em Salvador vendo as cenas.

Amados, estou morta de tanto rir. Essas cenas dos pivetes, principalmente a cena 8, na qual Reizinho, um dos pivetes, quer transar com Lindalva, que se diz prostituta. Outra coisa que tem de sobra é diálogo bem escrito. Todas as cenas têm diálogos fortes, além da linguagem própria dos meninos de rua. Na cena 18, na carvoaria, Tomas, um jagunço, tenta estuprar Amanda, uma jovem que trabalha forçada, mas ela acaba fugindo. Mais uma vez me senti vendo de perto essa cena.

Nas cenas 28 e 30, uma treta ocorre entre os irmãos gêmeos Rômulo e Raul. Acho clichê isso de irmão gêmeo bom e irmão gêmeo mau, porém vamos ver o que vai acontecer e como os autores vão conduzir esses personagens. A partir da cena 34, apareceu a personagem que vinha prometendo nas chamadas: Gil Chocolate, a rainha do axé. Já estou amando a Gil. Para quem ainda não leu o capítulo, lá vão dois momentos dessa diva:

‘‘Quem é você no Pelourinho, Tom? Um nada! Agora para de choramingar que tá me desconcentrando... tenho que chegar belíssima na Fonte Nova!’’

‘‘Acorda, seu urubu sem asa! Acorda que chegamos! Cheguei pra brilhar!’’

 

Lá pela cena 51, os trabalhadores da carvoaria se revoltam por trabalharem em condições análogas à escravidão. Eles colocam fogo, quebram tudo, Tião defende sua filha Amanda e vai pra cima de Tomas. Então, os outros escravizados também partem pra cima dos jagunços. Na cena 53, vimos mais uma cena de chocar: Gabino assedia sexualmente sua própria filha. Gosto de primeiros capítulos assim, pois já ficamos sabendo logo dos podres desses personagens safados e malvados. Porém, infelizmente os personagens que a gente gosta também morrem, como Liane, mãe de Amanda, que defende sua filha até o fim. Também é mostrado, em seguida, como os responsáveis pela carvoaria, conseguem os trabalhadores para lá.

Na última cena, a arma volta, mas agora em outro lugar, com outro contexto. Raul aponta uma arma para Rômulo, seu gêmeo. E assim termina o primeiro capítulo com 24 páginas de texto e ótimas 59 cenas. Vamos para as considerações finais.

Então, não tem muito que falar sobre Filhos da Bahia, porque tudo que já era pra falar eu falei, e nem achei erros (sério!). Não gosto de Matemática, mas montei uma adição para sintetizar o que mais gostei na trama:

 

Diálogos impecáveis + descrições ótimas + trilha eclética e divertida + site com diversas informações úteis + humor + drama + arte maravilhosa = Filhos da Bahia = Lacre = Close Certo = Nota 10

 

Sim, amados, é nota 10. Não tem como achar erros nesse capítulo incrível. Acredito que a trama vai continuar assim, porque realmente espero e pretendo acompanhar até o último capítulo. Parabéns, Rynaldo e Ramon. Miau!

JUJU MEDEIROS: E aí, fofinhos e fofinhas, prontos para o último ‘‘A moda pelo mundo’’? Eu estou prontíssima. Vamos falar hoje da moda masculina na Inglaterra, e assim encerramos o nosso quadro que passou por todos os continentes (exceto Antártida).

 

Os casacos mais longos são bastante comuns por lá, principalmente, no frio inglês, que é bem intenso. Olhem esse look. Maravilhoso, não acham?

 

Outra coisa que muitos brasileiros acham cafona é o suspensório. Eles utilizam o suspensório em várias ocasiões, como ir ao trabalho, a um jantar, etc.

 

Echarpes e cachecóis também são bem comuns no inverno inglês. Aproveito para tirar a dúvida de várias pessoas: echarpes são usados quando o tempo não está tão frio e são de tecidos mais leves, como algodão, já os cachecóis são para dias frios e são de tecidos que aquecem mais, como lã.

 

E para terminar, outra peça muito usada pelos ingleses e europeus, no geral, é o short mais curto. Uma graça, né?

 

JUJU: Queridos, é com muita tristeza e também sensação de dever cumprido que eu, Juju, a Mulher Gato, declaro o fim dessa temporada do meu programa. Muito obrigada a todos que participaram nessa edição, todos que comentaram, sugeriram, criticaram, etc. A partir da próxima semana, tem o TVN News na telinha de vocês e quem sabe eu não esteja na equipe? Beijos. Miau!

bottom of page