top of page

Terceira Edição: Vitor Abou e Deyvid Lessa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VITOR ABOU: Boa noite galera. Olá Deyvid, meu companheiro de bancada hoje.

 

DEYVID LESSA: Oi gente. Tudo bom, Vitor?

 

VITOR: Tudo ótimo. Melhor agora que começamos o programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEYVID: Vamos começar falando de Magia Sensata, trama do Vitor que estreia no próximo dia 21.

 

VITOR: Exatamente, Deyvid. Falamos brevemente dela no programa de estreia, por isso não falarei tanta coisa hoje.

 

DEYVID: Vitor, conte-nos sobre os protagonistas da sua trama e o fio condutor dela.

 

VITOR: A trama se passa em Pitenópolis, uma cidade rural bem pequena, e vários romances se desenvolvem. O fio condutor é o amor, alguns romances proibidos, até aonde uma pessoa é capaz de ir por ar, o amor platônico, o amor não correspondido, ou seja, será falado muito sobre amor. Augusto é um jovem pobre criado pelos avós Tito e Josefina, e todos moram na pensão da ex-cafetina Hanna Curie. Ângela é filha de Regina e Jorge, donos da empresa ''Vinhos Albuquerque'', que emprega grande parte da população da cidade.

 

DEYVID: Sensacional. E como as tramas paralelas estão relacionadas?

 

VITOR: Muitas pessoas moram na pensão de Hanna ou trabalham na vinícola ou na loja dos Vinhos Albuquerque, então nesses locais serão desenvolvidos alguns núcleos paralelos. Um dos núcleos paralelos é o das irmãs Mary e Jenny, que praticam ações suspeitas e consideradas bruxaria.

 

DEYVID: Muito inovadora e incrível sua história, Vitor.

 

VITOR: Obrigado, Deyvid. Então fique ligado(a): dia 21 de setembro tem Magia Sensata. E na próxima semana, no sábado, chega ao fim Estrada 34, de Isa Nota.

 

DEYVID: Agora vamos trocar de assunto. Vitor, qual o assunto da vez?

 

VITOR: Vamos falar das críticas que duas tramas do TVN receberam pelo Blog da Zih.

 

 

 

 

 

 

 

 

VITOR: No último fim de semana, o autor Rennan Lopes, de Castelo de Cartas, recebeu uma crítica referente a sua trama pela crítica Zih, em seu blog.

 

DEYVID: Isso mesmo. A crítica foi muito repercutida, a postagem no grupo do Blog chegou a mais de 70 comentários, dentre pessoas defendendo Rennan e outras balanceando as críticas.

 

VITOR: E se você quiser ler a crítica, entre no link: http://blogdazih.blogspot.com.br/2015/09/primeiras-impressoes-muito-longe-de-um.html

 

DEYVID: Vale a pena!

 

VITOR: Zih foi até chamada de cruel, porém não cabe a nós julgar essa importante crítica do mundo virtual, mas sim respeitar a opinião e crítica dela.

 

DEYVID: E falando de Castelo de Cartas, vocês leram o  capítulo de segunda feira?

 

VITOR: Eu li e gostei muito. A trama chegou a um nível alto de qualidade e as cenas estão cada vez melhores. Eu gostei muito da última cena, quando a grande vilã mata o próprio pai.

 

DEYVID: Realmente ficou muito bom. Rennan está de parabéns.

 

VITOR: Mas ainda falando do Blog da Zih, na última madrugada foi postada uma review de Perigosa Tentação, de João Carvalho. A review feita pelo ''Batman'' está disponível no link: http://blogdazih.blogspot.com.br/2015/09/review-de-perigosa-tentacao-nao-se.html

 

DEYVID: As críticas são muito importantes para o crescimento do autor. Com elas, os autores aprimoram sua escritas e o pessoal do Blog da Zih com certeza ajuda muita gente, apesar de ser chamada de cruel.

 

VITOR: Exatamente. Críticas construtivas são sempre bem vindas.

 

DEYVID: Mas agora vamos trocar de assunto, não é, Vitor?

 

VITOR: Isso. Agora chegou o momento do quadro querido por todos. Vamos falar de Novos, Velhos Clichês.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEYVID: O texto de hoje foi por conta de Matheus Riccaz, que assinou ''O bem ou o mal?''.

 

PUNIÇÕES PARA VILÕES NO ÚLTIMO CAPÍTULO E OUTROS CLICHÊS, por Matheus Riccaz
Os clichês como amor a primeira vista e "punições para vilões somente no último capítulo" fazem com que a novela fique meio que igual as demais e insuportavelmente chata. 
A forma de contar a história nas novelas tem mudado a cada instante, e os vilões, que antigamente eram punidos somente no último capítulo, tem tido os seus castigos no meio ou durante a novela. E muitos autores, não só de web novelas, como de novelas da TV, têm deixado as punições somente pros finais. E muitas dessas punições, são coisas clichês como "o vilão parar na cadeia", ou " morrer por um tiro". Isso é coisa do passado. Se a punição tiver que ser no final, essa punição tem que ser bastante severa pra deixar o público (ou os leitores) com a alma lavada.
Na novela Império, José Pedro matou o pai e foi pra cadeia. Eu acho que ele deveria ter uma punição mais severa. 
Mas fugindo do assunto tem outras coisas que não poderia deixar de fora nessa crítica. Por exemplo: das novelas do TVN que foram exibidas ultimamente, a que mais me prendeu foi O Som do Céu. Com uma história envolvente e um texto maravilhoso, a novela conseguiu prender a minha atenção e acho eu, a de vários outros leitores. Eu adorava a novela, mas tinha algo que me incomodava. E esse "algo" era o fato dos personagens principais estudarem numa faculdade de medicina e estarem como se fosse no ensino médio. Vou explicar melhor: tem uma cena da novela, que eu li, que os alunos de medicina iam "dançar ao ar livre". Eu fiquei sem entender, já que era uma faculdade de medicina. Outra cena foi a dos alunos "desenhando o rosto do colega". E a "medicina" na faculdade era somente uma "matéria". Eu amei a novela, os personagens, as histórias... Era tudo encantador, prendia quem a lesse, mas essa parte da faculdade estragou um pouco.

 

VITOR: Adorei o texto. O Matheus disse a pura verdade.

 

DEYVID: Texto impecável. A punição para vilões somente no último capítulo é algo muito comum.

 

VITOR: Verdade! Dando alguns exemplos bem recentes: no último capítulo da criticada Babilônia, as vilãs Inês e Beatriz morreram; em Amor à Vida, a vilã Aline foi presa e ao tentar fugir , morreu eletrocutada na cerca elétrica do presídio.

 

DEYVID: Falando de Morde e Assopra, a vilã Virgínia virou comida de dinossauro no último capítulo e em Alma Gêmea,  Cristina morreu "fritinha". Tudo isso no último capítulo.

 

VITOR: Bem lembrado, Deyvid. Exemplo é o que não falta.

 

DEYVID: Esse clichê da punição de vilões no último capítulo é algo muito antigo, porém muitos autores têm inovado com certos finais.

 

VITOR: Em Fina Estampa, por exemplo, Teresa Cristina apareceu na última cena saindo de um carro, espantando todos telespectadores que ficaram frustrados. Eu mesmo utilizei um final inovador em Salto Alto, em que Cinthia, Dayse e Wesley fogem e vão a Paris para continuar a vida de golpes.

 

DEYVID: A inovação é muito importante mesmo.

 

VITOR: Vamos agora trocar de tema e receber aqui Rodrigo Ferreira , autor de Shades of Heaven, a nova série do TVN que estreou na última segunda.

 

 

 

 

 

 

VITOR: Olá Rodrigo. É um prazer recebê-lo aqui. Seja bem vindo ao Sábado Show.

 

RODRIGO FERREIRA: Obrigado Vitor e Deyvid, também foi um prazer enorme o convite!

 

DEYVID: Como surgiu o convite para a exibição de Shades of Heaven?

 

RODRIGO: O convite surgiu do diretor do site, João Carvalho. Ele estava precisando de uma trama de última hora para substituir outra que havia acabado e me convidou para reprisar Shades of Heaven aqui.

 

VITOR: Quais são suas expectativas para a reação do publico do TVN?

 

RODRIGO: Espero que goste tanto quanto na exibição original, né? (Risos) Mas enfim, espero que cumpra as expectativas e quem não pôde acompanhar, leia agora, e quem pôde relembre os momentos bons da trama.

 

DEYVID: Você considera Shades of Heaven uma inovação? Por quê?

 

RODRIGO: Olha, sinceramente não, viu. Acho que é uma história boa, mas com elementos de muitas outras obras que vêm desde que os morcegos criaram asas, talvez a mistura de gêneros teen, policial, sci-fi e não girar a trama apenas no fato dos personagens serem vampiros ajude.

 

VITOR: E para os fãs número 1: a série terá uma segunda temporada?

 

RODRIGO: Então né... A questão é complexa. Tenho planos de uma exibição independente da segunda temporada, mas para isso preciso de leitores e de tempo útil para escrever. Então, por hora, eu planejo sim uma segunda temporada, agora se terá ou não, estou na mesma que os meus leitores (risos).

 

VITOR: Você tem algum plano após Shades of Heaven, no TVN?

 

RODRIGO: No momento, não tenho nada assegurado Vitor.

 

DEYVID: O que você pode nos adiantar sobre os próximos capítulos da série?

 

RODRIGO:Bem, nessa primeira metade da trama veremos bastante como Angie e o povo de San Martín lidam com os fantasmas de seu passado e que os rodeiam, amores, rivalidades, etc... E a coisa começa a ficar realmente tensa nos próximos episódios, bem tensa.

 

VITOR: O que você acha que está faltando no mundo virtual atualmente?

 

RODRIGO: Estamos escassos de sites e de opções diversas de obras, sabe? De estilos, com formatos de escrita diferentes... Sinceramente, está faltando opção e variedade no mundo virtual de hoje. Mas isso é algo imediato e passageiro – eu torço que seja, mas não tem como imaginar nem como será em alguns meses, então...

 

DEYVID: E para você, quais as diferenças entre o mundo virtual antigamente, uns 2 ou 3 anos atrás, e agora?

 

RODRIGO:Muitas. Para começar, as pessoas, saíram muitas e entraram outras, os sites estão muito menos numerosos, porém bem melhores, parece que tem menos obras em cartaz, está mais crítico, mais “padronizado” – o que não sei se é bom ou ruim – e pelo que eu observo, estamos menos unidos que há uns anos atrás, mas enfim, o mundo virtual anda numa boa fase.

 

VITOR: Adoramos te receber aqui. Volte sempre e muito sucesso.

 

RODRIGO: Muito obrigado, adorei a entrevista, Vitor e Deyvid! Até mais.

 

 

 

 

 

 

 

VITOR: Agora é hora de falar de novidades.

 

DEYVID: E o TVN começa a preparar as festividades para o Fim de Ano.

 

VITOR: Claro! Teremos o Festival de Minisséries, que contará com minisséries originais e também minisséries baseadas e inspiradas em histórias reais como de famosos. João Carvalho, por exemplo, assinará uma trama sobre Elis Regina.

 

DEYVID: E o que deve ser feito para a inscrição?

 

VITOR: Só conversar comigo, João, Wesley , Isa ou Rennan a respeito.

 

DEYVID: Além do Festival de Minisséries, teremos o famoso Especial  de Natal, pela segunda vez.

 

VITOR: O evento contará com tramas especiais no clima do Natal, além de filmes e outras novidades.

 

DEYVID: E o famosos Prêmio de Melhores do Ano acontecerá em dezembro dessa vez. Nesse ano, a atração será apresentada ao vivo por João Carvalho, em vídeo, segundo ele mesmo nos informou em primeira mão.

 

VITOR: Será um evento muito especial e cheio de glamour.

 

DEYVID: E em breve vamos iniciar uma enquete para saber qual trama merece voltar na telinha do TVN. As candidatas são: Amor Avassalador, de Antônio Carlos; Em nome do Filho, de Wesley Alcântara e Apenas Desejo, de Edi Santos, na coluna Vale a Pena ler de novo, que retorna ao TVN em 2016. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEYVID: E está quase chegando o momento de partirmos, mas antes vamos abrir espaço aqui para falar de Verdades Secretas, já que sempre falamos um pouco das novelas da TV, como A Regra do Jogo (edição 1) e Além do Tempo (edição 2).

 

 

 

 

 

 

 

 

VITOR: A trama de Walcyr Carrasco está chegando na sua reta final, cheia de bombas, mistérios e as verdades secretas dos personagens estão sendo reveladas.

 

DEYVID: A novela tornou-se um sucesso. A direção contribui muito, o texto de Walcyr, que é incrível e as atuações. Camila Queiroz é a grande revelação, na pele da protagonista Angel/Arlete.

 

VITOR: Grazi Massafera também recebe muito destaque pelo papel da modelo Larissa, que vira uma viciada em drogas e junto de seu companheiro, chega ao fundo do poço. Cenas chocantes como Grazi na cracolândia e ela se prostituindo em troca de drogas surpreenderam o público. O próprio autor Walcyr disse que não esperava tudo isso de Grazi.

 

DEYVID: Quem achava que ela era só mais uma ex-BBB, se enganou, porque ela mostrou seu verdadeiro talento, que não foi mostrado em novelas anteriores como Aquele Beijo e Negócio da China.

 

VITOR: Muita gente não vê a trama por alegar que ela é praticamente uma ''novela pornô'', porém todas as cenas sensuais possuem um contexto e contribuem para o entendimento da trama.

 

DEYVID: E recentemente, foram vazados os finais da novela. O autor reescreveu várias cenas, como o final de Lyris e de Larissa, porém o final de Carolina, que vai se suicidar, após flagrar a filha Angel com Alex, foi mantido e até já gravado esta semana.

 

VITOR: Agora nos resta aguardar pelo desfecho da trama, marcado para o dia 25 de setembro.  

 

DEYVID: Exatamente.

 

 

 

 

 

 

 

VITOR: E como diz a música: ''Vem, vamos embora, que esperar não é saber...''
 

DEYVID: ''...Quem sabe faz a hora, não espera acontecer''.

 

VITOR: Chegou a hora da partida.

 

DEYVID: Obrigado pessoal pelo programa de hoje e até a próxima.

 

VITOR: Foi ótimo, gente. Semana que vem tem mais, com Heloísa Ambrósio e Paulo Henrique. Fui!

 

***

 

 

 

 

 

deyvid e vitor falam sobre magia sensata, que estreia dia 21/09

apresentadores falam das críticas do blog da zih para ''castelo'' e ''perigosa''

NOVOS, VELHOS CLICHÊS: APRESENTADORES FALAM DE PUNIÇÕES PARA VILÕES, COM TEXTO DE MATHEUS RICCAZ

RODRIGO FERREIRA FALA SOBRE SHADES OF HEAVEN E OUTROS PROJETOS, EM ENTREVISTA

APRESENTADORES FALAM SOBRE AS PRÓXIMAS NOVIDADES DO TVN

DEYVID E VITOR CONVERSAM SOBRE A RETA FINAL DE VERDADES SECRETAS

apresentadores se despedem cantando música de geraldo vandré

bottom of page